Welcome to Cabinda!
Especiais
PROVÍNCIA / Cabinda

Cabinda

Dados Geo-Demográficos

Área Total
7.270 Km2

População
688.285

Temperatura Média
25º C

Clima
Tropical Húmido

4 Municípios





Cabinda é a província mais a norte de Angola. É um enclave que faz fronteira a norte com a República do Congo, a este com a República Democrática do Congo e a oeste com  o Oceano Atlàntico.

Cabinda divide-se em 4 municípios:

  • Belize
  • Buco Zau
  • Cabinda
  • Cacongo

A capital é cidade de Cabinda, conhecida por Tchiowa.


A população é maioritariamente de origem Bakongo e a principal língua é o Ibinda, que se divide a norte pelo Kiombe e a sul pelo Kiwoyo.

Município de Belize, Cabinda
Município de Belize, Cabinda

Cultura

Esta província é muito marcada pelas tradições e sobretudo os Bakama perpetuam-nas. São grupos culturais com seitas próprias que aparecem nas festas históricas com máscaras pintadas, vestidos com folhas secas de bananeira e trazem consigo uma vassoura feita de nervuras de folha de palmeira.

A Floresta de Maiombe está no imaginário popular e é palco de vários contos e estórias populares da literatura angolana.

Economia

A exploração petrolífera, a indústria da madeira, a agricultura e a pecuária empregam a população de Cabinda, mas o petróleo é sem dúvida o sector que floresce. Já antes da descoberta do petróleo, os portugueses chamavam Cabinda de Porto Rico, devido às riquezas naturais da região.

Hospital Central de Cabinda, Welcome to Angola!
Hospital Central de Cabinda

Acessos

Por avião, para o aeroporto provincial que tem a 2ª maior pista do país, recebendo aviões de pequeno e grande porte; e por mar, pelo Porto Comercial de Cabinda.

Natureza

A Reserva Florestal de Kakongo (Maiombe) cobre uma área de 650 km2 e faz fronteira a norte com a República Democrática do Congo, a leste com o rio Luali, a oeste com o rio Inhuca e a sul com a junção do rio Inhuca e Luali.

A Floresta do Maiombe, chamada de 'mar vegetal', pela sua impenetrabilidade, é uma floresta tropical cerrada que deslumbra qualquer visitante com os seus magníficos tons verdes. Rica em madeiras preciosas, a sua fauna é composta por gorilas, chimpanzés, elefantes e uma variedade imensa de aves, alguns muito raros.

O Pântano de Lândana é um sítio adequado para a observação de pássaros e um santuário para pelicanos e flamingos.

A Foz do rio Chiloango, tal como o próprio rio ao longo do seu curso, é uma atracção turística pela sua beleza.

A Lagoa de Sassa-Zau, situada no Malembo, a 30km a norte da cidade de Cabinda, é um tesouro natural ainda virgem do ponto de vista turístico. Os banhos e a pesca desportiva são imperdíveis.

As Lagoas de Manenga e Tchúqisse, ambas na comuna de Massabi, são ricas em peixe e marisco, dada a sua ligação ao ocenao; têm água ligeiramente salgada dando origem a uma fauna piscatória híbrida.

Praias

Cabinda oferece excelentes praias para desportos marítimos e pesca desportiva, tal como a 10 de Maio, Lândana, Chinga, Fútila, Malembo, Mandarim, Cabassango e Capelo.

Locais a Visitar

Cemitério M´Buco-M´Buadi, conhecido pelo Cemitério dos Reis de Cabinda, alberga dezenas de esculturas que decoram os jazigos.

Marco Histórico do Tratado de Simulambuco. Assinado em 1885 entre os príncipes de Cabinda e os reis de Portugal, foi assinalado pelos nativos com a plantação de uma árvore que existe até hoje. Em 1956, foi erguido um padrão em betão.

Outros locais como as Ruínas da Velha Sé Episcopal do séc. XVI, a Igreja de Lândana do séc.XX construida ao lado da Missão católica da Vila de Lândana, o Palácio do Povo, o Museu de Cabinda, a Igreja de S.Tiago, a Igreja da Nossa Senhora Rainha do Mundo, , a Igreja da imaculada Conceição, a Igreja Mboca e a Igreja de S.António, são locais que merecem a sua visita.